Moraes Faz Declaração Polêmica e Gera Revolta Nacional

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou em entrevista à revista The New Yorker, publicada nesta segunda-feira (8), que as redes sociais representam atualmente “o maior poder de todos”. Ele também acusou as big techs de buscarem “controlar o mundo”, desrespeitando as legislações nacionais em suas atuações.

Com um discurso firme, Alexandre de Moraes criticou o bilionário Elon Musk, proprietário do X (antigo Twitter), e fez uma analogia entre o uso político da rede social e a máquina de propaganda nazista. “Se Goebbels [chefe da propaganda de Hitler] estivesse vivo e tivesse acesso ao X, os nazistas teriam conquistado o mundo”, declarou o ministro, ressaltando o poder dos algoritmos na manipulação das massas.

Alexandre de Moraes passou a ser alvo de investidas de Elon Musk após ordenar o bloqueio, por parte do X, de contas ligadas a apoiadores de Bolsonaro, acusadas de disseminar desinformação. Em reação, o empresário chamou o ministro de “ditador” e até solicitou seu impeachment. O embate provocou discussões sobre uma possível suspensão da plataforma no Brasil.

Em entrevista à revista, Alexandre de Moraes afirmou que Elon Musk não só ignorou determinações da Justiça, como também assumiu responsabilidade direta pela conduta da plataforma. Segundo o ministro, “eles não querem respeitar jurisdição alguma. O objetivo é se tornarem imunes às nações”, denunciando a intenção das big techs de criar uma espécie de nova “Companhia das Índias Orientais digital”.

Moraes também observou que a extrema-direita internacional percebeu, já durante a Primavera Árabe, o poder de mobilização das redes sociais e passou a utilizá-las como ferramenta para enfraquecer as democracias. “No início, os algoritmos eram refinados para fins econômicos, para cativar consumidores. Então as pessoas perceberam o quão fácil era redirecionar isso para o poder político”, declarou à revista.“Eles não atacam diretamente a democracia, dizem que as instituições estão corrompidas. É um populismo altamente estruturado”, continuou.

O ministro também apontou que o Brasil se tornou um ambiente estratégico para experimentos voltados à consolidação de poder político via internet. Segundo ele, “a extrema-direita quer tomar o poder — não dizendo que se opõe à democracia, porque isso não ganharia apoio público, mas alegando que as instituições democráticas são fraudadas”. Moraes acrescentou: “É um populismo altamente estruturado e altamente inteligente. Infelizmente, no Brasil e nos EUA, ainda não aprendemos a revidar.”

As falas de Moraes geraram grande repercussão na mídia e gerou algumas figuras políticas se manifestaram repudiando as declarações do ministro.

"As plataformas das redes sociais são justamente o obstáculo de se ter o controle da mídia. As plataformas das redes sociais dão voz a todas as pessoas, então, é a democratização da voz e da informação, ou seja, é exatamente o oposto do que Goebbels defendia. Se o X existisse na época do nazismo, o nazismo nem sequer teria chegado se tornar um problema mundial. Teria sido abafado, destruído logo no início enquanto ainda estava naquele momento incipiente, porque a maioria das pessoas se posicionariam contra ele. Como naquela época não existia rede social e a mídia era  controlada pelos nazistas, os nazistas determinavam o que era e o que não era verdade. E conseguiram convencer milhões de pessoas que externinar judeus era bom", declarou o deputado federal Gustavo Gayer em resposta as falas do ministro, que segundo ele foram grandes absurdos.

Redação

Compartilhe suas ideias! Convidamos você a enviar seus conteúdos e participar das discussões enriquecedoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato