Marine Le Pen, Líder da Direita Francesa e Pré-Candidata, é Condenada e Declarada Inelegível

Foto: Valentine Chapuis/AFP

Marine Le Pen, líder da direita na França, foi condenada nesta segunda-feira (31) por uso indevido de fundos europeus para financiar o partido Reunião Nacional (RN). Além da sentença, ela foi declarada inelegível por cinco anos, o que a impede de disputar as eleições presidenciais de 2027.

Marine Le Pen foi sentenciada a quatro anos de prisão, com dois anos suspensos. Os outros dois poderão ser cumpridos em regime domiciliar com tornozeleira eletrônica, em vez de prisão convencional. Além disso, ela foi multada em 100 mil euros (cerca de R$ 623 mil).

Como é provável que Le Pen recorra da decisão, a pena de prisão não será aplicada de imediato.

Marine Le Pen, que disputou a Presidência da França três vezes e foi derrotada por Emmanuel Macron nas duas últimas eleições, figurava como favorita em diversas pesquisas para a corrida presidencial de 2027.

Marine Le Pen, junto com mais de 20 líderes do partido, foi acusada de desviar recursos ao contratar assessores que atuavam para o Reunião Nacional (RN) em vez de exercerem funções no Parlamento Europeu, que arcava com seus salários.

"Foi estabelecido que todas essas pessoas estavam realmente trabalhando para o partido, que seu legislador (da UE) não lhes havia dado nenhuma tarefa", afirmou a juíza Benedicte de Perthuis durante a sessão no tribunal.

"As investigações também mostraram que não se tratava de erros administrativos (...) mas de desvio de dinheiro dentro da estrutura de um sistema implementado para reduzir os custos do partido."

Sentada na primeira fila do tribunal, Marine Le Pen demonstrou descontentamento ao balançar a cabeça enquanto a juíza lia a decisão, de acordo com a agência Reuters. Antes mesmo da sentença ser anunciada, ela deixou o tribunal.

No julgamento realizado no ano passado, Marine Le Pen afirmou não ter cometido "qualquer irregularidade".

Redação

Compartilhe suas ideias! Convidamos você a enviar seus conteúdos e participar das discussões enriquecedoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato