Foto: Reprodução |
A situação diplomática de Lula está cada vez mais complexa, principalmente no que se refere a uma das maiores potências mundiais, os Estados Unidos.
Com o retorno de Donald Trump à Casa Branca, a situação do governo brasileiro frente ao cenário internacional não será nada favorável. O presidente americano está ciente da situação que se encontra o cenário político dos país, com diversos presos em decorrência do dito "ativismo judicial" da suprema corte brasileira e as perseguições política desenfreada de Lula a seus opositores.
Durante uma entrevista ao canal CNN Brasil, o ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Rubens Barbosa afirmou que Donald Trump deve intervir no cenário político do Brasil e que o presidente deve aplicar medida severas contra Lula e os ministros do STF.
Ao ser questionado se com a eleição de Trump seria possível que o Estados Unidos pudessem tomar medidas contra os ministro como por exemplo a cassação de seus passaportes, o ex-embaixador afirmou: "Isso está dentro da capacidade, da autonomia do país. O país agora está fazendo essas medidas todas contra o México, estão taxando o México por causa de imigração, eu acho que pode. E eu acho mais, em março vai haver eleição na OEA (Organização dos Estados Americanos), eu acho que o governo americano através do departamento de estado vai eleger um secretário geral da OEA. Isso vai ter implicação sobre os governos de esquerda. Esse momento que estamos vivendo talvez seja o momento mais delicado da política externa brasileira nesse governo atual".
Ao que tudo indica, Lula e os ministros do STF podem sofrer graves consequências nos próximos meses e o presidente dos Estados Unidos já indicou que não medirá esforços para que isso aconteça.