Foto: Reprodução/ Redes sociais |
A área queimada no Brasil cresceu quase 80% em 2024. O bioma mais afetado foi a Amazônia, com mais da metade da área queimada. Os dados são de levantamento do MapBiomas. @JornPriMoraes detalha.
— GloboNews (@GloboNews) January 22, 2025
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/MdeSvfGtDX
Com um aumento de 80% nas áreas devastadas pelo fogo em 2024, conforme dados do MapBiomas, a GloboNews optou por apresentar as áreas queimadas anualmente em uma ordem cronológica inversa.
O impacto dessa apresentação é claro: ela sugere, ainda que de forma implícita, uma perspectiva de redução nas áreas queimadas aos olhos de qualquer espectador.
Após a publicação, diversos internaltas questionaram a inversão da ordem dos dados o conteúdo recebeu uma checagem das notas da comunidade, afirmando que "A convenção para representação de séries temporais em gráficos é sempre da esquerda para a direita. Ao inverter a ordem, o gráfico pode iludir o leitor que não prestar atenção aos rótulos e ao texto do post, sugerindo que há diminuição das queimadas."
Após a repercussão negativa, durante a trensmissão do jornal da Globo News, o gráfico foi apresentado da forma original, como uma forma de corrigir a apresentação dos dados divulgada anteriormente.