Foto: SAUL LOEB / POOL / AFP |
“A partir de hoje, a política governamental dos Estados Unidos é que existem apenas dois gêneros: masculino e feminino”, Declarou Trump no Capitólio, após ser empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos.
“Também vou acabar com a política governamental de tentar redesenhar a raça e o gênero em todos os aspectos da vida pública e privada”, prosseguiu o presidente, empenhado em cumprir rapidamente suas promessas eleitorais de desmantelar a chamada cultura "woke".
Antes da cerimônia de posse, um membro do governo de transição revelou à imprensa que Trump planejava assinar uma série de ordens executivas para encerrar programas federais de diversidade e estabelecer o reconhecimento oficial de apenas dois gêneros.
Na prática, os documentos oficiais deverão "refletir o gênero com precisão", afirmou o funcionário, sem esclarecer se isso será baseado no gênero atribuído ao nascimento.
A decisão põe fim à política que permitia o reconhecimento de um terceiro gênero, identificado como "X", utilizado em documentos como passaportes.
“O governo federal não promoverá mais a ‘ideologia de gênero'”, declarou o funcionário.
Apesar de não apresentar detalhes sobre políticas relacionadas à transição de gênero, o representante do governo afirmou que os gêneros designados no nascimento não poderão ser alterados.
“Esses são sexos imutáveis, baseados em uma realidade fundamental e inquestionável”, disse.
Tags
Mundo