Bomba: Pesquisa Assusta Lula e Mostra Que o PT Acabou Com o Brasil

Foto: Reprodução

Mais uma bomba cai sobre o colo de Lula e da esquerda, que mesmo com todos os esforços em busca de reverter a percepção da população sobre a atuação do governo, continua fracassando e mostrando ainda mais à população qual a verdadeira intenção da esquerda.

Nesta terça-feira (21), uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos revela um aumento na preocupação da população com a economia do país, destacando a inflação como um dos principais motivos de apreensão.

De acordo com a pesquisa “What Worries the World”, realizada em dezembro, 60% dos brasileiros acreditam que o país está "indo na direção errada". Esse índice representa um aumento de nove pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os resultados evidenciam uma piora significativa na percepção pública sobre os rumos do Brasil ao longo do segundo ano do governo Lula (PT).

O levantamento sugere que o descontentamento da população está fortemente relacionado à insatisfação com a economia do país. Atualmente, 65% dos brasileiros avaliam a situação econômica como “ruim”, enquanto apenas 35% consideram o cenário positivo. Em comparação com dezembro de 2023, quando esses índices eram de 61% e 39%, respectivamente, nota-se um agravamento no pessimismo econômico.

— O último ano foi marcado por quedas na avaliação do governo, pela demora do governo federal na elaboração do pacote fiscal do corte de gastos, por baixos índices de aprovação tanto do governo federal quanto da gestão do ministro da Economia, e por diversos crimes policiais ocorridos em vários estados, como o flagrante de um policial militar arremessando um homem de uma ponte na Zona Sul de São Paulo, inegavelmente escancarando problemas estruturais da nossa sociedade — analisa Marcos Calliari CEO do Ipsos.

O aumento da insatisfação dos brasileiros com a economia também elevou o número de pessoas que consideram a inflação uma de suas maiores preocupações. Atualmente, 26% apontam o problema, representando um crescimento de dois pontos percentuais em relação a novembro e de quatro pontos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo Calliari, esse temor reflete os gastos típicos do final de ano e é amplificado pela instabilidade econômica, evidenciada pela queda da Bolsa de Valores e pela valorização do dólar.

As principais preocupações dos brasileiros continuam sendo crime e violência (com 41% das menções), saúde (38%), e pobreza e desigualdade social (37%). Essa tríade se manteve no topo das questões tidas como mais urgentes pela população ao longo de todo o ano passado.

Entre 29 países analisados, o Brasil ocupa a oitava posição no ranking de preocupação com a violência. O tema segue central no debate público, alimentado por crimes de grande repercussão midiática ocorridos em 2024, como o assassinato de Vinicius Gritzbach, delator do PCC. Segundo Calliari, esses episódios reforçam o sentimento de insegurança entre a população.

O estudo global “What Worries the World” foi conduzido por meio de um painel online, abrangendo 23.287 participantes de 29 países, entre os dias 22 de novembro e 6 de dezembro. No Brasil, aproximadamente mil pessoas, com idades entre 16 e 74 anos, participaram da pesquisa.

Redação

Compartilhe suas ideias! Convidamos você a enviar seus conteúdos e participar das discussões enriquecedoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato