O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que não buscará a reeleição, afirmando que "é do melhor interesse do meu partido e do país".
Ele também declarou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris como sua sucessora na corrida presidencial.
A decisão, anunciada a quatro meses das eleições nos EUA, muda a dinâmica da corrida pela Casa Branca e vem após semanas de forte pressão de seus colegas democratas, devido ao desempenho insatisfatório de Biden no debate contra o republicano Donald Trump no final de junho.
Em um comunicado divulgado em suas redes sociais, Biden afirmou que servir como presidente foi a maior honra de sua vida.
"E embora minha intenção tenha sido buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu desista e me concentre exclusivamente em cumprir os deveres como presidente pelo restante do meu mandato", declarou.
Logo após anunciar sua desistência da candidatura, em uma segunda postagem, Biden expressou seu "total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata de nosso partido este ano". Ele acrescentou: "Democratas — é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso".
Harris respondeu à desistência de Biden e ao seu apoio à sua candidatura afirmando que fará "tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir nossa nação – para derrotar Donald Trump e sua agenda extrema".
Tags
Mundo