A Carta na Manga de Bolsonaro e Braga Netto Para Reverter Inelegibilidade

Foto: Gabriela Biló/Estadão

Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto, recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a inelegibilidade imposta a ambos. O caso está relacionado a uma suposta campanha eleitoral durante um evento oficial da Presidência.

Eles foram condenados por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência em setembro de 2022. O novo recurso foi protocolado para que o caso seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Luiz Fux é responsável pelo processo, após o ministro Cristiano Zanin se declarar impedido. Se uma das condenações for derrubada, a outra permanecerá em vigor. Além disso, Bolsonaro também foi condenado pelo TSE em junho do ano passado por ataques ao sistema eleitoral em uma reunião com embaixadores.

Com a saída de Zanin do caso, a defesa de Bolsonaro e Braga Netto está confiante de que há grandes chances de que os políticos possam novamente se tornar elegíveis e disputar as eleições de 2026. 

Em 2025, haverá uma nova eleição para presidente do STF, uma votação que pode ser decisiva para definir o futuro político de Bolsonaro e Braga Netto caso o recurso não seja aceito novamente. Além disso, o ministro Kassio Nunes, indicado ao STF por Bolsonaro. foi eleito vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral e em 2026 pode estar a frente do órgão e garantir maior estabilidade durante a campanha presidencial.

Redação

Compartilhe suas ideias! Convidamos você a enviar seus conteúdos e participar das discussões enriquecedoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato