Foto: Reprodução |
O deputado estadual licenciado Júnior Cascaria (Podemos) decidiu abraçar o projeto de repressão aos opositores do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB). Nesta segunda-feira (26), o político declarou apoio a um de seus maiores rivais políticos, Aluisinho do posto e decidiu abandonar os seus maiores aliados no município.
Em 2020, o prefeito de Poção de Pedras à época e o prefeito Aluisinho fizeram um acordo onde Cascaria apoiaria a campanha de reeleição de Aluisinho em troca de apoio à sua candidatura a deputado estadual. Apesar de selarem o acordo, Aluisinho não cumpriu com a sua parte, deixando Cascaria sem apoio durante a campanha. Após a traição do prefeito de Esperantinópolis, o grupo de oposição se uniu e decidiu abraçar a candidatura de Cascaria, que com o apoio do grupo obteve 2026 votos no município.
Após as eleições, Cascaria afirmou que continuaria firme com a oposição de Esperantinópolis e que faria o que fosse necessário para ajudar os membros do grupo. Apesar das promessas, a pedido do governador Carlos Brandão, que busca manter seu capital político através do enfraquecimento de seus opositores para manter os aliados no poder, o deputado selou um novo acordo com Aluisinho para não se envolver na política de Esperantinópolis, já que o prefeito também é aliado de Brandão.
Júnior Cascaria também era o preferido do governador para disputar a prefeitura de Pedreiras, uma vez que a atual prefeita Vanessa Maia e seu esposo Fred Maia apoiaram o senador Weverton Rocha para govenador nas eleições de 2022, logo, os dois representam uma ameaça para o projeto de poder de Brandão. Após articulações do grupo da oposição de Pedreiras, as lideranças decidiram não abrir o espaço para o deputado, que entrou no município como um possível candidato a mando do governador. Com a falta de apoio, Cascaria decidiu desistir da pré-candidatura.
Pouco antes de deixar a oposição em Esperantinópolis, Cascaria também rompeu com a oposição em Joselândia, que havia apoiado sua campanha, onde conquistou 860 votos no município.
As ações do deputado repercutiram negativamente principalmente em sua base que era composta pelos grupos de oposição nas duas cidades. As decisões tomadas pelo deputado nos últimos dias podem comprometer os seus projetos e o seu futuro na política do Maranhão, em especial no Médio Mearim, já que o deputado mostrou que deixa de honrar a sua palavra com àqueles que lhe apoiaram para cumprir os pedidos do governador, que busca se perpetuar no poder.