Lula Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
Neste última sexta-feira (02), o presidente Lula (PT) participou do evento de filiação de Marta Suplicy ao partido dos trabalhadores (PT), na ocasião, o presidente fez declarações controvérsias a respeito da candidatura de vereadores que desejam concorrer a um cargo nas câmaras municipais.
"A gente tem que escolher como candidato a vereador do PT as pessoas que são lidenranças reais no movimento social e não aqueles que quer ser candidato apenas. Eu quero me lançar, eu vou me lançar. Eu quero me lançar porque eu quero ser candidato. Eu quero me lançar porque eu sou branco. Eu quero me lançar porque eu sou mulher. Eu quero me lançar porque eu sou negro. Eu quero me lançar porque eu sou indígena. Tá errado!"
"A pessoa tem que se lançar pelas qualidades dela de disputar as eleições", declarou Lula, contrariando o o que ele e seus aliados pregam.
Após as declarações que defendem a meritocracia e que vão contra as minorias as quais o presidente e os petista dizem defender, Lula é aplaudido pelo público que estava presente.
Ele enfatiza ainda que "se a gente não fizer isso, a gente não vai crescer". Nos Últimos dias, o petista fez mais uma declaração polêmica durante um evento, onde ele se referiu a uma jovem negra dizendo que "uma afrodescendente assim gosta de batuque de tambor". Após a fala, Lula foi denunciado por racismo pelo deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP).