Luís Inácio Lula da Silva Foto: Reprodução |
Trinta parlamentares, entre eles representantes do União Brasil, PSD, Republicanos, PP e MDB, que conjuntamente lideram sete ministérios, divulgaram carta pública. Na declaração, condenam os ataques ocorridos no início do ano passado, mas apontam falhas na administração do petista para conter a depredação pública. Nesse contexto, destacam supostos abusos de poder pelo Executivo como razão para não atender ao convite do presidente nesta segunda-feira.
“A constatação de falhas por parte do governo federal para conter esses atos é preocupante e levanta sérias questões sobre a eficácia das medidas tomadas, que podem ser interpretadas como uma lacuna na capacidade do governo em antecipar e lidar com situações de potencial desestabilização, o que compromete não apenas a segurança pública, mas também a credibilidade das instituições responsáveis por garantir a ordem e a paz social”, diz trecho do documento.
Além de parlamentares de partidos adversários ao governo, constam na lista signatários que são filiados a siglas da base, mas que alinham seus votos com a oposição. Entre eles estão: Ciro Nogueira (PP), Tereza Cristina (PP), Mecias de Jesus (Republicanos), Alan Rick (União), Cleitinho (Republicanos), Damares Alves (Republicanos), Dr. Hiran (PP), Esperidião Amin (PP), Hamilton Mourão (Republicanos), Jayme Campos (União), Luiz Carlos Heinze (PP), Márcio Bittar (União), Nelsinho Trad (PSD) e Sergio Moro (União).
Os senadores em questão fazem parte de partidos que ocupam posições no primeiro escalão do governo federal. No caso do União Brasil, Celso Sabino lidera o Ministério do Turismo, enquanto Juscelino Filho está à frente do Ministério das Comunicações. O PSD, por sua vez, tem três pastas sob sua direção, com Carlos Fávaro no Ministério da Agricultura, André de Paula na Pasta da Pesca e Alexandre Silveira no Ministério de Minas e Energia. O Republicanos e o PP possuem um ministério cada, com Silvio Costa Filho responsável pelos Portos e Aeroportos, e André Fufuca à frente do Ministério do Esporte.Rogério
Veja a lista completa de assinaturas:
Marinho (PL)
Ciro Nogueira (PP)
Flávio Bolsonaro (PL)
Carlos Portinho (PL)
Tereza Cristina (PP)
Mecias de Jesus (Republicanos)
Izalci Lucas (PSDB)
Eduardo Girão (Novo)
Alan Rick (União)
Cleitinho (Republicanos)
Damares Alves (Republicanos)
Dr. Hiran (PP)
Eduardo Gomes (PL)
Esperidião Amin (PP)
Hamilton Mourão (Republicanos)
Jaime Bagattoli (PL)
Jayme Campos (União)
Jorge Seif (PL)
Luiz Carlos Heinze (PP)
Magno Malta (PL)
Márcio Bittar (União)
Marcos do Val (Podemos)
Marcos Pontes (PL)
Marcos Rogério (PL)
Nelsinho Trad (PSD)
Plínio Valério (PSDB)
Sérgio Moro (União)
Styvenson Valentim (Podemos)
Wellington Fagundes (PL)
Zequinha Marinho (Podemos)