Explosão russa Foto: REUTERS/Yevhen Kotenko |
As autoridades ucranianas relatam um amplo ataque russo nesta segunda-feira (8), resultando em alerta de ataques aéreos em todo o país. Duas mortes e vários feridos foram confirmados, enquanto danos significativos atingiram residências, comércios e indústrias. A capital, Kiev, recebeu ordens de abrigo devido à ameaça de mísseis balísticos, conforme comunicado pela Força Aérea da Ucrânia. O balanço oficial de vítimas ainda não foi divulgado.
Dezenas de habitantes de Kiev buscaram refúgio nas estações de metrô. A Força Aérea ucraniana anunciou a interceptação de 18 mísseis e 8 drones durante o ataque. Na região sul, Kryvyi Rih, mais de 15 mil pessoas enfrentaram a falta de energia, com danos a um shopping center e vários edifícios.
“O inimigo está atacando violentamente cidades pacíficas”, afirmou o prefeito da cidade, Oleksandr Vilkul.
No leste da Ucrânia, Kharkiv foi alvo de bombardeios que atingiram uma indústria e uma instituição educacional. Em Zaporizhzhia, no sudeste, explosões em áreas residenciais deixaram quatro pessoas feridas. Militares ucranianos em diferentes regiões relataram "ataque massivo de mísseis" por parte da Rússia.
Tags
Mundo