Em Discurso Histórico, Javier Milei Confronta Esquerda Mundial e Faz Alerta ao Ocidente

Presidente argentino Javier Milei Foto: REUTERS/Matias Baglietto

O presidente argentino, Javier Milei, declarou que o livre comércio é a "única ferramenta" global "para acabar com a fome, a pobreza e a miséria". O pronunciamento ocorreu no 54º Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, nesta quarta-feira (17).

Durante seu discurso, o presidente argentino defendeu a liberdade econômica, questionando o conceito de justiça social. Ele argumentou que a esquerda faz ataques ao capitalismo ao abordar "questões de moralidade" e rotular o sistema econômico global como injusto.

“Dizem que o capitalismo é ruim porque é individualista e o coletivismo é bom porque é altruísta –mas, claro, com o dinheiro dos outros”, criticou.

Milei abordou a justiça social, destacando que o princípio se tornou uma tendência global e permeou os discursos políticos argentinos por 8 anos durante os governos de Cristina Kirchner e Alberto Fernández. Para ele, o cerne do problema reside no fato de que a justiça social, em sua visão, não é justa e não contribui para o bem-estar geral.

"Muito pelo contrário, é uma ideia intrinsecamente injusta porque é violenta. É uma injustiça porque o Estado é financiado por meio de impostos e os impostos são coletados coercitivamente. Ou alguém aqui pode dizer que paga voluntariamente? [Isso] significa que o Estado é financiado por meio da coerção. Quanto maior a carga fiscal, maior é a coerção e menor a liberdade”, declarou.

Milei fez um alerta ao afirmar que o Ocidente "está em perigo" por conta de uma perspectiva que, em sua visão, leva ao socialismo e, consequentemente, à pobreza.

Conforme afirmou o presidente argentino, os líderes de destaque abandonaram o "modelo de liberdade" em favor do coletivismo. Ele destacou que as abordagens coletivistas não são soluções eficazes para os problemas globais que impactam as cidades.

Redação

Compartilhe suas ideias! Convidamos você a enviar seus conteúdos e participar das discussões enriquecedoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato