Choquei Foto: Reprodução |
A requisição de Guto Zacarias está fundamentada no trágico suicídio de Jéssica Vitória Canedo, ocorrido no final do ano passado. A jovem foi vítima de notícias falsas que a vinculavam ao humorista Whindersson Nunes, boatos amplificados pelo perfil Choquei nas redes sociais. Inicialmente, essas informações foram divulgadas por um perfil menor ligado à empresa Mind8.
Vale ressaltar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já associou o Choquei ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro acusou o perfil de ter promovido, de maneira irregular, a candidatura do petista nas eleições de 2022.
O deputado Guto Zacarias, membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e vice-líder do governo Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativa (Alesp), fundamentou-se no argumento de Bolsonaro acerca do apoio do perfil Choquei ao governo Lula para requerer que o Ministério Público Federal (MPF) investigue se o referido perfil é financiado com recursos públicos.
No documento apresentado, Guto Zacarias expressou sua preocupação, afirmando que, caso a alegação de Bolsonaro seja verdadeira, configuraria um caso gravíssimo. Na perspectiva do deputado, utilizar verbas públicas para financiar um site de fofocas, associado a um caso de suicídio, unicamente pelo fato de tal site apoiar o atual presidente da República, é algo inaceitável.
No pedido encaminhado ao MPF, Guto Zacarias, alinhado à oposição ao PT, propõe que, com a confirmação de que o Choquei recebe financiamento público, o aporte seja imediatamente interrompido. Adicionalmente, ele defende a instauração de uma ação por improbidade administrativa contra o governo federal, buscando responsabilização diante da eventual utilização inadequada de recursos públicos.
Tags
Política