Foto: Câmara dos deputados |
O deputado José Nelto (PP-GO), vice-líder do governo Lula na Câmara, expressou críticas à medida provisória apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que propõe a gradual reoneração da folha de pagamentos em 17 setores da economia. Nelto anunciou sua intenção de trabalhar pela derrubada da proposta, caso o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não a devolva ao governo.
Se a medida provisória for devolvida, perderá sua eficácia. O deputado destacou a inconstitucionalidade da medida e afirmou que agirá para restaurar a credibilidade do governo perante a sociedade, considerando a proposta como uma afronta ao Congresso Nacional e à classe produtiva. Nelto declarou que, caso Pacheco não a devolva, eles buscarão a derrubada ou a caducidade da medida.
Parlamentares da oposição e entidades ligadas aos setores afetados também defendem a devolução da proposta. Rodrigo Pacheco anunciou que só tomará uma decisão após se reunir com os líderes partidários, sendo que o encontro ainda não possui data marcada, mas está previsto para ocorrer nos próximos dias.
Além disso, Nelto, que é vice-líder do bloco União, PP, Federação PSDB, Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota, destacou que a atuação de Haddad com a MP contribuiu para o descrédito. A proposta foi vista como uma afronta à decisão do Congresso, que aprovou a prorrogação da desoneração até 2027. Os setores afetados empregam mais de 9 milhões de pessoas e acreditam que a MP trará insegurança jurídica para empresas e trabalhadores.