Jair Bolsonaro (PL) e seus três filhos parlamentares preparam um evento online, o "Evento Conservador 2024", para mobilizar apoiadores nas eleições municipais. A transmissão ocorrerá no domingo, 28, às 19h, visando organizar a base bolsonarista, capacitar futuros candidatos e formar influenciadores alinhados com as pautas do grupo.
"A hora chegou de capacitar candidatos e líderes locais para este ano crucia", afirma a página de inscrições no evento, marcado para o canal de Eduardo Bolsonaro no YouTube. A inscrição sugere que os participantes se juntem a um grupo no WhatsApp para receber informações sobre a live e acessar "conteúdos especiais".
Bolsonaro pai, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) liderarão a reunião. Carlos, com uma longa trajetória desde os anos 2000 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, planeja disputar seu sétimo mandato em outubro.
Bolsonaro, durante sua presidência, recorreu extensivamente às transmissões ao vivo para promover suas ações, se conectar com seus seguidores leais e criticar opositores. Em outubro de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) descartou três ações que buscavam tornar inelegível o ex-presidente devido ao uso dos Palácios do Planalto e do Alvorada para realizar lives e dar entrevistas durante a campanha eleitoral.
Os ministros concluíram que Bolsonaro cometeu infrações, porém, a conduta não atingiu gravidade suficiente para resultar em inelegibilidade. Posteriormente, a Corte eleitoral estabeleceu diretrizes para servirem de referência em situações análogas no futuro.
A apenas cinco dias do evento programado, os participantes já estão expressando suas opiniões na caixa de comentários da página de transmissão. Desde a manhã desta terça-feira, 23, mensagens como "já estava demorando para retornarmos à luta", "o voto impresso é a única saída" e "vamos tomar logo o nosso país" estão sendo compartilhadas no chat.
Tags
Política