Ministro Alexandre de Moraes Foto: Reprodução |
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira, 4, que aqueles que celebrarem o dia 8 de janeiro estarão cometendo um crime, pois a data marca uma tentativa de golpe de Estado. Em entrevista à revista Veja, Moraes, que é o relator de 1.345 processos criminais relacionados aos atos golpistas ocorridos há um ano, alertou sobre a gravidade de comemorar uma tentativa de derrubar os Poderes constituídos.
"Qualquer pessoa que pretenda comemorar o dia 8 estará comemorando um crime, porque estará comemorando uma tentativa de golpe. Seria importante que essas pessoas tenham muito cuidado com o que vão fazer. Depois vão acusar o Ministério Público e o Poder Judiciário de serem rigorosos demais. Não se comemora tentativa de golpe. Não se comemora tentativa de derrubar os Poderes constituídos. Isso é crime também," destacou o ministro.
O governo Lula (PT) planeja realizar um evento chamado "Democracia Restaurada" em conjunto com o Legislativo e o Judiciário para marcar o aniversário dos atos golpistas. Moraes ressaltou que o objetivo é relembrar que as instituições brasileiras resistiram a essa tentativa de golpe. Ele afirmou que estará presente em Brasília nesse evento para mostrar a força das instituições do país.
Sobre a segurança em Brasília durante os eventos do ano anterior, Moraes apontou uma omissão por parte das forças de segurança e expressou seu receio de que a situação pudesse se espalhar para outros estados, provocando um conflito civil. O ministro criticou a temeridade e o absurdo da tentativa de golpe, enfatizando a importância de não ter clemência diante desse tipo de ameaça à democracia.
É uma vergonha! O maior Golpe quem sofreu foi o Povo Brasileiro, e os que estão presos,. Já que os verdadeiros destruidores dessa.democracia, festejaram dizendo "Missão dada! Missão cumprida" e assim venceu a democracia do amor, infelizmente estamos num país onde os gastos do Governo é um absurdo, com viagens e subornos e nenhum projeto de estruturação eficiente foi planejado
ResponderExcluir