Foto: (KCNA) |
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, convocou seu partido a agir com urgência na intensificação dos preparativos de guerra, incluindo o fortalecimento do programa nuclear do país, conforme relatado pela imprensa estatal nesta quinta-feira (28).
Os comentários de Kim surgem uma semana após ele emitir um aviso de que a Coreia do Norte não hesitaria em lançar um ataque nuclear diante de qualquer "provocação" envolvendo armas atômicas. Este posicionamento foi abordado durante a reunião plenária do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que governa o país, e na qual se aguardavam anúncios de decisões políticas para 2024.
Nos últimos dias, a chegada de um submarino americano de propulsão nuclear ao porto sul-coreano de Busan e o envio de bombardeiros de longo alcance para realizar exercícios conjuntos com Seul e Tóquio têm elevado as tensões na região. Para Pyongyang, a presença de armas estratégicas, como os bombardeiros B-52, nessas manobras na Península da Coreia são interpretadas como "ações intencionalmente provocadoras dos Estados Unidos visando uma guerra nuclear".
Além disso, a Coreia do Norte marcou presença no cenário internacional ao lançar um satélite espião de reconhecimento neste ano, consagrar em sua constituição o status de potência nuclear e testar com sucesso seu míssil balístico intercontinental mais poderoso, o Hwasong-18.
Tags
Mundo