Foto: Arquivos de Esperantinópolis |
O projeto de Lei, de autoria da vereadora Emanuelle e com relatoria do vereador Chiquinho, foi amplamente elogiado pelos vereadores presentes. Durante a votação, todos os vereadores, com exceção de Hudivane, que está doente, prestaram suas homenagens e destacaram os grandes feitos de Chico Jovita enquanto político e cidadão esperantinopense. Foi um momento de muitas emoções e recordações do saudoso "compadre Chico".
Diversos parlamentares, ex-parlamentares e figuras públicas subiram à tribuna para expressar seus sentimentos e contar algumas de suas experiências com Chico Jovita. Ana Zélia, Mário Jorge, Gabriel Ibiapina, Rosilene Borges, Francinaldo do Verdum e Elizeu compartilharam histórias pessoais e ressaltaram a importância do homenageado para a cidade de Esperantinópolis.
Filho de Chico Jovita, Frankson Carneiro também fez questão de destacar a honra e o privilégio de ter tido seu pai como um grande líder, amigo, esposo e pai. Emocionado, ele expressou sua gratidão aos vereadores pela votação favorável e afirmou que a aprovação da comenda seria motivo de grande alegria para Chico, caso ele estivesse presente.
Dona Graça, esposa de Chico, demonstrou profunda emoção durante a sessão. Entre lágrimas de alegria e saudade por seu companheiro de 40 anos de casados, ela agradeceu a todos os vereadores pela votação favorável e afirmou estar muito feliz com a aprovação da comenda. Com certeza, se Chico estivesse presente, estaria radiante com a honraria concedida.
A comenda Francisco Jovita será concedida a personalidades que se destacarem em suas áreas de atuação e que contribuírem significativamente para o desenvolvimento e o bem-estar de Esperantinópolis. A homenagem busca eternizar a memória de Chico Jovita e reconhecer aqueles que, assim como ele, dedicam suas vidas em prol do município.
Com a aprovação do projeto de Lei, Esperantinópolis presta uma justa homenagem a um político e cidadão exemplar, cujo legado permanecerá vivo na história da cidade. A comenda Francisco Jovita será um símbolo de reconhecimento e gratidão aos indivíduos que se dedicam a fazer a diferença em Esperantinópolis, inspirando novas gerações a seguirem seus passos.